Enquete


 
Para qual nivel de escolaridade você está prestando concurso público?
 

O JavaScript está desabilitado!
Para ver esse contúdo, você precisa de um browser capaz de reconhecer JavaScript.


 
A propósito das cotas nos concursos públicos PDF


William Douglas
, juiz federal, professor universitário, mestre em Direito, pós-graduado em políticas públicas e governo, escritor


A qualidade de criador da matéria “Como passar em provas e concursos”, objeto de livro cujas versões ultrapassam meio milhão de exemplares vendidos, e ser reconhecido, em gentileza praticada pelos alunos, como “guru dos concursos”, fez com que várias pessoas e órgãos de imprensa me indagassem sobre a aprovação, na Câmara dos Deputados, de cotas raciais nos concursos públicos.

Leia mais...


 
Sancionada a Lei Geral dos Concursos Públicos do Distrito Federal PDF

 

O presidente da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac), Ernani Pimentel, esteve na manhã no Palácio do Buriti, onde o governador Agnelo Queiroz sancionou a Lei Geral dos Concursos Públicos do Distrito Federal. O evento contou com a presença do deputado federal, Chico Leite (PT), e do deputado distrital, Israel Batista (PSD), que estiveram à frente desta conquista. A lei passa a valer a partir da publicação no Diário Oficial do Distrito Federal, que deve acontecer na manhã do dia 16 de outubro.

A lei prevê regras gerais para todos os órgãos e autarquias do DF como:
proibição de concurso só para cadastro de reserva, intervalo mínimo de 90 dias entre o edital, a realização da prova e ainda a proibição de provas de dois concursos do GDF no mesmo dia. A lei diz ainda, que em caso de prova oral, o exame terá que ser gravado e o candidato poderá solicitar o vídeo.

O presidente da Anpac lembrou da longa batalha do deputado Chico Leite para abrir caminho para organizar e criar harmonia com a Câmara Legislativa e, assim, poder dar início ao projeto que deu vida a Lei Geral dos Concursos do DF. O deputado Chico Leite fez questão de dizer que a lei ainda não é o ideal, mas é o primeiro passo. “Esta lei é uma vitória daquele que luta por um lugar ao sol sem precisar de apadrinhamento político. Com isto, quem vai vencer será a sociedade!”, afirma Leite.

Leia mais...


 
Falta de legislação exclusiva coloca em risco concursos públicos PDF

Com informações: Elton Pacheco - FONACATE

 

A realização de concursos públicos para o acesso às carreiras de Estado não é a única forma eficaz de combate à corrupção. É preciso, segundo Ernani Pimentel, presidente da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (ANPAC), exigir uma lei que organize essas seleções públicas. “Somente assim faremos com que o funcionalismo público seja respeitado”, disse o presidente durante a 3ª Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado. Para ele, a falta de uma legislação específica para o concurso público coloca em descredito, inclusive, a importância desse mecanismo.

Segundo Pimentel, não são percebidos esforços do Estado na abertura de novos editais. “O Governo Federal não quer a realização de concursos públicos ao passo que aumenta o número de cargos comissionados”, afirmou. Ele explicou ainda que, durante meia década, a organização de seleções se deu de forma positiva, mas perdeu o fôlego nos últimos dois anos. “Ao adiar a abertura de novas vagas e, portanto, a divulgação dos editais, com argumentos de retenção de gastos, como se o serviço público fosse investimento ou despesa, o governo cria diversos outros problemas, como o da aposentadoria. Caímos numa estupenda desorganização”, disse.

Leia mais...


 
Concurso para a PRF/2009 PDF

A Comissão de Eliminados, pela FUNRIO, naquele concurso, vem lutando contra o resultado da questão 22 da prova objetiva, aplicada em 18/102009.

São cerca de 500 concursandos eliminados, clamando por justiça, moralidade e legalidade, visto ser, comprovadamente, ilegal a referida questão de matemática.

A banca cometeu arbitrariedade ao formular uma questão com enunciado impreciso e, o pior, não oferecer ao candidato a resposta correta, senão a menos errada. Com isso, ficou evidente que a FUNRIO errou na elaboração da questão por completo e manteve o erro ao não retificar o gabarito definitivo, sob o pretexto de agir discricionariamente.

Leia mais...


 
Contingenciamento orçamentário PDF

Apesar do contingenciamento orçamentário da UNIÃO, em 2011, que parece ter virado rotina, o ano foi bom para concursos nas esferas estaduais e municipais. Na esfera federal houve ganhos no Judiciário, Adm. Indireta e Estatais que realizaram concursos. Somente o Executivo limitou excessivamente os concursos públicos, foram somente autorizadas seleções para 15 mil vagas e mais de 15 mil nomeações ocorreram.

Leia mais...


 
Perspectivas para o início do ano PDF

Segundo declarações de Ana Lucia Brito, Secretária de Gestão do Min. do Planejamento, a meta do Governo é a de preencher as 10.317, por concurso, e nomear os aprovados em seleções anteriores. As 10.317 são vagas ociosas previstas na proposta orçamentária para 2012. Garantiu substituir todos os terceirizados, em função de acordos com o MPT e recomendações do TCU.
Segundo ela, serão priorizadas as áreas de Educação, Saúde, Segurança Pública e o Programa Brasil Maior. Informou, ainda, haver liberado 1.200 vagas para concurso na PF, 750 na PRF e 1.875 para o INSS e que, em 2011, foram autorizadas 14.700 vagas.

Leia mais...


 
GOVERNO FEDERAL, CORRUPÇÃO E CONCURSO PDF

A Constituição Federal, fruto maturado de longo esforço nacional, define que os cargos públicos devam ser preenchidos via concursos abertos isonomicamente a todo e qualquer cidadão brasileiro. É de se esperar de qualquer Governo a defesa intransigente da ampla acessibilidade, principalmente de um governo que se elegeu sob a égide dessa bandeira. Contudo o que vem acontecendo afirma-se como o oposto do esperado.

 

Leia mais...


 
INCHAÇO DA MÁQUINA PÚBLICA PDF

Alegam que nos 2 mandatos do ex-presidente, teria ocorrido muitos concursos federais. Em absoluto não é verdade, pelas seguintes razões:

Leia mais...


 
A PERGUNTA É: ATÉ QUANDO? PDF

 

A falta de concursos pode causar colapso na esfera federal, visto ser generalizada a carência de pessoal. A maior urgência diz respeito as áreas de Saúde, Educação e Infra estrutura. A área de Segurança Pública é de suma importância em função dos grandes eventos que serão realizados no país e a Receita Federal para manutenção da arrecadação, além de muitas outras áreas.

Leia mais...


 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 Próximo > Fim >>


 

Saiba +

Moralidade nos Concursos

A Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac), entidade que zela pelos direitos dos concursandos e pela moralidade nos concursos públicos, afirma que recebe inúmeros emails por dia dos candidatos denunciando irregularidades nos editais. "Cerca de 95% dos emails recebidos pela entidade são de denúncias e "aberrações" cometidas pelas bancas examinadoras", afirma o presidente da entidade, prof. Ernani Pimentel, acrescentando ainda, que o problema se agravou por causa do aumento no volume de concursos nos últimos cinco anos e no número de inscrições que é da ordem de 12 milhões por ano. "As bancas não estão dando conta da grande demanda de concursos, o que prejudica o andamento dos certames e abre brechas para irregularidades", completa.

Leia mais...

Feeds dos Concursos

Empresa libera consumo de cerveja durante o horário de trabalho
Empresa libera consumo de cerveja durante o horário de trabalho
Agência é especializada no atendimento de contas do setor cervejeiro. Para funcionários, medida ajuda a conhecer o produto e a ‘vender’ melhor.


Prefeitura de Londrina abre concurso para 360 vagas de agente de saúde
Salário pode chegar a R$ 1.558,49 e candidatos devem morar na cidade. Inscrições podem ser feitas até o dia 5 de maio, no site do concurso.


Sesc oferece curso de cuidador de idosos em Araxá e Paracatu
Curso tem duração de 12 dias e as vagas são limitadas. Objetivo é capacitar pessoas entre 18 e 55 anos.


Funase inscreve para concurso com 82 vagas em Timbaúba e Arcoverde
Inscrições custam R$ 60 e podem ser realizadas até 4 de maio. Vagas são para cargos de agente e assistente socioeducativo.