O JavaScript está desabilitado!
Para ver esse contúdo, você precisa de um browser capaz de reconhecer JavaScript.


 
Concursandos e Concurseiros

Estas duas palavras, concursando e concurseiro, têm sido usadas indiferentemente, mas, a rigor, têm significados distintos, porque a escolha do sufixo influi semanticamente na palavra derivada. Lembre-se de que semântica é o estudo dos significados.

O sufixo eiro, além de outros valores semânticos, é usado para designar profissão, como nos vocábulos barbeiro, pedreiro, sapateiro, costureiro... A terminação ndo, formadora do gerúndio, traz uma idéia de processo ou estágio momentâneos, temporários, não definitivos. Educando significa quem está em processo de educação, vestibulando é quem se prepara para passar no vestibular, e ambos os substantivos, por derivados do gerúndio verbal, designam uma fase, um período transitório na vida do cidadão, como formando e doutorando. Um artigo interessante foi publicado na revista Veja, em dezembro de 2007, de autoria de Stephen Kanitz, dizendo que nos deveríamos chamar brasilianos e não brasileiros, com base nesse mesmo raciocínio, e o autor está absolutamente correto porque, no início de nossa colonização, brasileiro era a profissão de quem extraía, transportava, industrializava ou comercializava o então novo e valioso produto conhecido pelo nome de pau-brasil. Se alguém escolhe como profissão a preparação para concurso(s), deve chamar a si mesmo de concurseiro, como é o caso de professores, autores, empresários e outros profissionais ou empresas; mas se decide que preparar-se para concurso(s) é apenas uma fase de sua vida e deseja que ela seja curta, deve intitular-se concursando, como o estudante que temporariamente se dedica a concurso.. Nem sempre a escolha do nome determina o destino do nomeado – eu mesmo tive um amigo de escola chamado Hércules que era o mais raquítico dentre todos os colegas de todas as turmas –, contudo vem sendo muito divulgado pela neurolinguística que escolher e pronunciar com frequência palavras positivas e alegres constitui-se num fator importante para a vida se tornar melhor, ou a sorte se mostrar mais benfazeja. E você? Como se batiza? Concursando(a) ou consurseiro(a)? Ou... os dois?

 

 

Saiba +

Sobre a ANPAC

1- O que é a Anpac?
A Anpac é uma associação que reúne concursandos, professores, empresários, e qualquer pessoa que pretende ajudar no sentido de que os concursos públicos se tornem cada vez mais eficientes, éticos e transparentes.

Leia mais...