Pedido segue na Divisão de Concursos Públicos da Pasta e, sendo autorizado, proverá o total de 7.580 para técnico, analista e perito

Boa notícia para quem aguarda pelo Concurso INSS 2018! A solicitação de vagas no quadro de servidores do Instituto Nacional do Seguro Social teve avanços junto ao Ministério do Planejamento. No dia 13 de março, o pedido teve quatro movimentações na Divisão de Concursos Públicos da Pasta.

O INSS pede o total de 16.548 vagas, sendo 7.580 para provimento por meio de novo concurso público. As oportunidades serão distribuídas entre os cargos de analista (1.493), técnico (3.941) e perito (2.146).

O restante das vagas, conforme consta no documento, se destinam ao provimento por meio de excedentes do último concurso (2.644 entre técnicos e analistas) e 6.324 que podem ser originadas por novo certame ou do anterior.

A expectativa é de que o Planejamento autorize o novo concurso em breve. Antes disso acontecer, o pedido passará, ainda, por três setores. São eles as Secretarias de Gestão de Pessoas (SGP), Orçamento Federal (SOF) e Executiva (SE), além da Consultoria Jurídica (Conjur) e Gabinete do Ministro (GM).

Alerta

A Defensoria Pública da União (DPU) ajuizou ação pública com pedido de tutela perante o INSS para aliviar os problemas de atendimento. Além da falta de servidores nas unidades da autarquia, um fator apontado é que a maior parte das solicitações e serviços são, atualmente, feitos pela agência digital.

Isso traria dificuldades de acesso por usuários que não possuem conhecimento em tecnologia. Na petição da DPU consta, ainda, a preocupação com as aposentadorias registradas no INSS. De acordo com os dados informados, cerca de 1.800 servidores se aposentaram no ano passado frente à 950 ingressantes.

O problema pode, ainda, piorar, tendo em vista que, aproximadamente, 5 mil servidores já estão em condições de se aposentar.

 

Fonte: Edital Concursos