Concurso é considerado urgente; Déficit passa de 1,8 mil servidores

Cresce a expectativa de realização do edital do concurso público do Ministério Público da União. Foi divulgado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 20 de agosto, que o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) já assinou o contrato para organizar o próximo certame do órgão. De acordo com o documento, o contrato entre as partes foi assinado na última quinta-feira, 16 de agosto.

A comissão do concurso anunciou que o documento de abertura será publicado o quanto antes e que as avaliações serão realizadas ainda este ano. A previsão inicial era que o edital do MPU 2018 fosse divulgado no mês de outubro, mas o grande déficit de servidores fará com que o prazo seja adiantado. A comissão também afirmou que o concurso deve sair após o resultado da remoção interna, aberta na última quarta-feira (15).

O Concurso do MPU 2018 contará com vagas existentes e formação de cadastro reserva para os cargos de Analista do MPU/Direito e Técnico do MPU/Administração.

O Concurso MPU 2018

A necessidade de abertura do edital é refletida no número de cargos vagos do órgão. De acordo com o relatório do portal da transparência, o MPU fechou o primeiro semestre com um déficit de 1.844 servidores. O maior quantitativo é para o ramo do Ministério Público Federal (MPF), com carência de 1.674 servidores.

O órgão pretende abrir um novo certame para os cargos de técnico em administração, com exigência de nível médio e salário de R$6.862,73, e analista de direito, com exigência de nível superior e salário de R$11.259,81. Os aprovados ainda contam com benefícios.